sexta-feira, 22 de outubro de 2010

cores, relevos e acessibilidade

São Paulo

Lia Zatz, feliz, informa que está saindo do forno o livro Adélia cozinheira, primeiro volume de uma coleção de três livros infantis destinados a deficientes visuais. O texto, em tinta e num inovador sistema em Braille, e as ilustrações em colorido contrastante, com relevos e algumas com cheiro, permitem que o livro seja lido tanto por quem é totalmente cego como por quem tem visão subnormal ou normal.

Resultado de uma parceria entre a artista plástica Luise Weiss, a designer gráfica Wanda Gomes e a escritora Lia Zatz, o projeto demandou intensa pesquisa de conteúdo e forma, além de muita batalha na procura de patrocinadores. Finalmente, com patrocínio da IBM, o livro será lançado na sexta-feira próxima, dia 22, durante o 2º Encontro de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência, promovido pela Secretaria do Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

As autoras enviam o convite para o lançamento, explicando aos amigos que, entretando, o livro não estará à venda. Adélia cozinheira será integralmente distribuída para bibliotecas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.