quarta-feira, 16 de junho de 2010

Suzy Lee passou por aqui

Resumo do Cenário, por Peter O’Sagae

Em uma discreta tarde por São Paulo, a autora sul-coreana Suzy Lee participou de um encontro com profissionais e especialistas de literatura infantil, promovido pela editora Cosac Naify, no Instituto Tomie Ohtake. Na segunda-feira, 14 de junho — antecedendo as atividades programadas pelo 12º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, no Rio de Janeiro [veja abaixo] —, Suzy Lee mostrou livros, projetou imagens e conversou sobre os processos de criação e leitura em seu trabalho.

Pudemos nos sentir mais próximos de sua obra, através de um recorte especial sobre livros de imagem, em um percurso que Suzy Lee descortinou a partir de 2002, com Alice in Wonderland (inédito no Brasil). Deste livro — uma narrativa visual que sobrepõe três planos de ficcionalidade, com a apropriação da aventura de Lewis Carroll emoldurada ou encaixotada por um teatro de bonecos de papel, a acontecer no interior de uma lareira, e uma platéia igualmente encaixada e emoldurada pelo suporte livro —, desdobrou-se toda a concepção de uma trilogia particular: Espelho (2003), Onda (2008) e Sombra (lançamento simultâneo em diferentes países, em agosto de 2010). Não que houvesse antecipadamente um programa para intentar os três títulos... A seu modo, amadureceu, na artista, um processo de leitura e reinvenção do livro — enquanto objeto — que naturalmente colocaria os três livros de imagem em relação.

Entre os vinte convidados pela Cosac Naify para o encontro, estavam presentes Eva Furnari e Odilon Moraes; Sílvia Oberg, da Seção de Bibliografia e Documentação da BIJ Monteiro Lobato; os professores e pesquisadores de LIJ Maria Zilda da Cunha (USP) e João Luís Ceccantini (Unesp).



Suzy Lee chega ao Brasil
PublishNews, 16/06/2010

A coreana Suzy Lee, premiada autora de Onda e Espelho, é uma das convidadas especiais do 12º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, no Centro Cultural Ação da Cidadania (Av. Barão de Tefé, 75 – Saúde – Rio de Janeiro/RJ. Tel.: 21-2233-7460). Hoje (16), às 11h30, ela fala sobre o seu trabalho e às 17h dá autógrafos. Amanhã (17), é a vez do público infantil encontrá-la na Biblioteca para Crianças, às 10h. A participação de Suzy Lee termina com uma performance de ilustração, às 11h, no Espaço Petrobras do Ilustrador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.