segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Depois de amanhã!

Resumo do Cenário, por Peter O’Sagae

Faltando bem pouco para o Congresso Ibero-Americano de Língua e Literatura Infantil e Juvenil, a acontecer entre os dias 24 e 28 de fevereiro, em Santiago do Chile, o bom humor e as últimas novas dão o tom às postagens de nosso acolhedor anfitrião.

Dois livros "espetaculares"
Blog CILELIJ, por José Luis Cortés

Tal foi o adjetivo que deixou escapar Sergio Tanhnuz, gerente de LIJ de SM Chile, ao ver os dois alentados volumes que a Fundação SM lhe encomendou e agora serão apresentados durante o CILELIJ.

O primeiro é um livro monumental: História da literatura Infantil na América Latina, do chileno Manuel Peña Muñoz, que abrange desde antes da conquista do chamado Novo Mundo até nossos dias, país por país, do México à Argentina, tematizando o desenvolvimento da LIJ: livros, autores, tendências, iniciativas em curso... No final de cada capítulo, inclui uma seção a respeito de teatro para crianças e de animação com títeres, um gênero muito próximo à literatura infantil.

O segundo título, para o qual trabalharam especialistas da Espanha e toda a América Latina, durante dois anos, é o Grande dicionário de autores latino-americanos de literatura infantil e juvenil, sob a coordenação de Jaime García Padrino, da Universidade Complutense de Madrid. São mais de mil perfis de autores latino-americanos cuja obra é significativa para conhecermos a riqueza e as possibilidades de nossa LIJ.

Os congressistas receberão ambos os livros de presente — porém, o excesso de peso na bagagem provocado por estas duas obras consideráveis, corre por conta de cada um...



* Outras notícias no Blog CILELIJ


2 comentários:

  1. Você vai,Peter?!
    Hum, que delícia de viagem, mesmo com todo este peso, vale a pena.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Querido Peter. Apareça mais por aqui. Abraços saudosos e musicais.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.