sábado, 20 de junho de 2009

Brasil deve fazer mais pelo português

JB Online, 16/06/2009 - M.V.Grayley, Rádio das Nações Unidas

O escritor angolano, José Eduardo Agualusa, afirmou que o Brasil precisa fazer mais para divulgar a língua portuguesa no mundo. A declaração foi dada à Rádio ONU nesta terça-feira, antes da participação dele num seminário sobre o idioma na Assembleia da República em Lisboa. De acordo com o escritor angolano, o Brasil deveria seguir o exemplo de Portugal na difusão da língua. No ano passado, o Parlamento do país aprovou uma política de promoção do idioma no mundo. A iniciativa foi depois endossada pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Mas de acordo com José Eduardo Agualusa, o Brasil ainda não se deu conta da relação entre língua e poder político na hora de divulgar o seu próprio idioma. “O Brasil não está fazendo o que Portugal está, por exemplo. Portugal tem o Instituto Camões cujo objetivo é exatamente o de promover a língua portuguesa no mundo e o Brasil não tem nada equivalente”, afirmou.

* Leia mais »

2 comentários:

  1. A divulgação da língua portuguesa (assim como a unificação ortográfica) parece ser tema de discórdias sem fim. O cronista português João Pereira Coutinho falou sobre isso numa entrevista publicada na Revista Língua Portuguesa de abril deste ano. Eu postei só um trechinho aqui:

    http://pinpolhices.blogspot.com/2009/04/joao-pereira-coutinho.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. A difusão da língua, assim como o acordo ortográfico, gera opiniões diversas em vários segmentos.
    O cronista português João Pereira Coutinho disse, em entrevista publicada na Revista Língua Portuguesa (abril/09) que: "A língua, normalmente, acompanha o crescimento econômico dos povos que a falam. Existem exceções, claro (China, mandarim). Mas se o inglês é a língua franca, isso deve-se à supremacia econômica da Inglaterra (séc 19) e dos Estados Unidos (séc 20). Se o português será uma língua importante no futuro, isso dependerá, essencialmente, do papel econômico do Brasil no mundo".
    Uma questão que não depende apenas das letras.
    ;o)

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.