segunda-feira, 4 de maio de 2009

Recife é contemplado com o primeiro Ponto de Leitura do país

MinC - 04/5/09 - por Clelia Araujo/Comunicação Social

“Cada livro é como uma carta de alforria”, afirmou o músico Kcal Gomes, criador da antiga livroteca Os Guardiões, hoje Brincante do Pina, durante a reinauguração do espaço, na última quinta-feira, dia 30 de abril. A Brincante ganhou casa nova e o primeiro Ponto de Leitura do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura. A livroteca, antes localizada em uma palafita no bairro do Pina, zona sul do Recife, foi visitada ano passado pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, e autoridades locais, quando foram firmadas parcerias para reestruturação do local.

Com a entrega do primeiro Ponto de Leitura do país, a Brincante recebeu kit com 650 livros (50% obras de ficção, 25% de não-ficção e 25% de referência), além de computador, mobiliário, almofadas, pufes, tapete e gibis da Turma da Mônica, doados por Maurício de Sousa, que fizeram a festa da criançada. A nova sede está instalada em uma casa de alvenaria do bairro, disponibilizada pela Prefeitura do Recife. A catalogação dos livros ficará a cargo da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), do governo do estado.

Para Kcal Gomes, a estruturação da Brincante é fruto de um sonho de 15 anos. “Quando comecei esse projeto diziam que eu era louco. Agora a boca de fumo virou boca de leitura”, disse Kcal. Além das novas instalações, acervo e equipamentos, o MinC, em parceria com o governo do estado, capacitará membros da localidade para trabalhar como Agentes de Leitura, ação que integra o programa Mais Cultura.

Leia, na íntegra, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.