terça-feira, 26 de maio de 2009

A história de A maior flor do mundo

“E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?”
José Saramago

Ontem, em seu blog, José Saramago nos contou um pouco sobre como surgiu A maior flor mundo. Contou também a história da animação baseada no livro, projeto dos galelos Juan Pablo Etcheverry e Chelo Loureiro.
A animação, divulgada aqui no Resumo do Cenário em janeiro deste ano, acaba de ser premiada pelo Festival de Cinema Ecológico de Tenerife. Nas palavras do autor, "são quinze minutos da melhor animação, que o público tem aplaudido em salas e festivais de cinema, como foram, no passado recente, os casos de Japão e Alasca".

As palavras de Saramago e link para o texto completo seguem abaixo.

***

História de uma flor
By José Saramago

"Aí pelos começos dos anos 70, quando eu ainda não passava de um escritor principiante, um editor de Lisboa teve a insólita ideia de me pedir que escrevesse um conto para crianças. Não estava eu nada certo de poder desobrigar-me dignamente da encomenda, por isso, além da história de uma flor que estava a morrer à míngua de uma gota de água, fui-me curando em saúde pondo o narrador a desculpar-se por não saber escrever histórias para a gente miúda, a quem, por outro lado, diplomaticamente, convidava a reescrever com as suas próprias palavras a história que eu lhes contava. O filho pequeno de uma amiga minha, a quem tive o desplante de oferecer o livrinho, confirmou sem piedade a minha suspeita: 'Realmente', disse à mãe, 'ele não sabe escrever histórias para crianças'."

Continue na fonte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.