quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Oficina de Contadores de Histórias

MinC - 28/1/2009 - Por Marcos Agostinho

Entre os dias 2 e 6 de fevereiro, Francisco Gregório Filho ministrará a Oficina de Contadores de Histórias: As Narrativas Populares e Tradicionais, no auditório do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), Rua do Catete, nº 179, no Rio de Janeiro.

O objetivo é apoiar o contador de histórias oferecendo-lhe suporte técnico a partir de referências teóricas e bibliográficas, e prático, por meio de ambiências e vivências de narrativas pessoais e autorais, que terá como conteúdo: ler, cantar e contar histórias; expressões corporal e vocal; montagem de repertório: e contos populares: contos populares, lendas, mitos, fábulas, crônicas, poemas, cartas/romances, contos autorais, ensaios, o texto oral e o texto escrito.

A Oficina é promovida pela Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec) em parceria com o CNFCP, uma das unidades especiais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Minisério da Cultura (Iphan/MinC).

Informações: (21) 2285-2545 ramais 204 e 206; difusao.folclore@iphan.gov.br - no Setor de Difusão Cultural ou no site www.cnfcp.gov.br.


Um pouco de história

Francisco Gregório Filho nasceu em Rio Branco, no Acre. Quando adolescente, foi para o Rio de Janeiro, onde se formou em teatro. Ator, diretor e produtor de peças teatrais, realizou programas de rádio e, nas instituições em que atuou, desenvolveu programas e projetos voltados para a área cultural.

Nos últimos anos, Gregório se dedica à questão da leitura, participando de alguns projetos como o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) - vinculado à Fundação Biblioteca Nacional do MinC. Já realizou diversas oficinas pelo país, onde inclui em suas palestras a promoção da leitura e a formação de contadores de histórias. Entre suas obras publicadas estão Guardados do coração: memorial para contadores de histórias e Grávidas histórias: memorial de notícias de mulheres do Brasil, ambos de 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.