quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Formação continuada em Portugal


O Departamento de Estudos Portugueses e Estudos Românicos, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, oferece diversos cursos de formação continuada para professores, educadores, mediadores de leitura e animadores socioculturais, ministrados por Mª Luísa Malato e Mª Rosário Pontes. Entre eles, destacam-se:

De pequenino nasce o leitor. Lugares do livro e da infância no mundo de hoje. O curso visa permitir, a todos quantos se interessam pelo crescimento integral das crianças e dos jovens, uma abordagem mais fecunda e uma maior compreensão da Arte de contar e da Leitura. Privilegiar-se-á a (re)descoberta do prazer de contar e de ler, a par da actualização e do aprofundamento dos conhecimentos na área da literatura oral e escrita para a infância e juventude, alicerce fundamental da formação do carácter do público-alvo. À luz das exigências que são imputadas à Escola actual, como criar estratégias de (re)conto e de (re)leitura? Se os jovens não querem ler, se não gostam de ler, se as suas expressões verbais ou artísticas são tão pobres – é o reino do slogan, do cliché, da
onomatopeia, do gesto desarticulado, do pensamento redutor – é porque muitas vezes são insuficientes e até errados os estímulos que recebem. É neste contexto que a ESCOLA deve ser, cada vez mais, um estímulo para a VIDA, um apelo orientado em torno de uma estrutura axial que permita a criação de um verdadeiro espaço para a LEITURA do EU, dos OUTROS e do MUNDO. Inscrições: de 2 a 19 de dezembro 2008. Realização: de 5 de janeiro a 18 de fevereiro 2009.

Gostas de ler? Eu Também não! (A importância da leitura no ensino). O curso visa fazer face às necessidades sentidas principalmente pelos docentes dos ensinos básico e secundário no que respeita a actualização e o aprofundamento de conhecimentos na área da LEITURA e, muito particularmente, na dos CONTOS. Afinal, como se desenvolve o gosto pela leitura? Que estratégias para a leitura? Haverá um não-livro? E um não-leitor? Conteúdos do programa: 1. O gosto pela LEITURA. 2. Leitura e (des)leitura: o não-livro e o anti-valor. 3. A importância da logoterapia e da biblioterapia. 4. O que contar aos nossos jovens? (Que estratégias utilizar? O que podem e devem os contos encerrar? Qual o seu papel?) 5. O universo anímico dos jovens: que desafios para os educadores? 6. Será que a Leitura transmite valores? 7. O Plano Nacional da Leitura: uma utopia? Inscrições: de 10 a 28 de novembro de 2008. Realização: de 10 de janeiro a 7 de fevereiro 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.