quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Dificuldade de publicar livros

está na baixa qualidade dos originais
Abril.com - por Rafael Kato - 28/10/2008
Getty Images

Livros são barrados na leitura especializada

Editoras realizam processo de leitura crítica para garimpar autores talentosos

O escritor argentino Jorge Luís Borges disse certa vez que “publicamos para não passar a vida a corrigir rascunhos; quer dizer, a gente publica um livro para livrar-se dele”. No entanto, as chances de ter os originais mofando na gaveta são muito maiores do que as de se tornar um autor.

Não que as editoras não abram espaços para novos escritores - como podem pensar alguns-, mas elas possuem um sistema que privilegia as boas histórias. Samira Youssef Campedelli, professora da USP e especialista em industrial editorial, fala que muitos são barrados na leitura crítica das obras. “Os leitores críticos – que podem ser membros da sociedade civil, como empresários, professores ou religiosos – fazem a sinopse do livro, quantos personagens existem, se é longo ou repetitivo, qual a faixa etária e se sugeriria alguma mudança”, explica Samira.

Nesse processo, muitos ficam para trás, já que o mercado de ficção é extremamente concorrido. A especialista conta que um dos erros mais comuns é um personagem desaparecer ao logo da história, mudar de nome ou ter apenas uma aparição. [Continua...]

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.