segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Divulgados selecionados do Prêmio Vivaleitura

Publishnews - 18/09/2008 - por Marla Cardoso

Quase dois mil trabalhos, de todos os estados brasileiros, foram inscritos no Prêmio Vivaleitura, iniciativa que contempla projetos destinados a incentivar o hábito da leitura. Nesta quarta-feira, dia 17, foi divulgada a lista com os nomes dos 41 trabalhos selecionados na edição 2008.

Entre eles, serão escolhidos os 15 finalistas, a serem anunciados no dia 1o de outubro, cinco em cada categoria - Escolas Públicas ou Privadas, Pessoas Físicas, Universidades e Instituições, e Bibliotecas Públicas ou Privadas. Já os vencedores serão conhecidos em novembro, e cada um dos três projetos premiados receberá R$ 30 mil. A iniciativa tem entre seus objetivos melhorar o acesso dos cidadãos à leitura, valorizar o livro como instrumento de cultura e apoio à criação e produção de obras literárias no País.

O Prêmio Vivaleitura é uma iniciativa dos ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), com a execução e patrocínio da Fundação Santillana e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Ele faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).


Conhecidos e reconhecidos
Resumo do Cenário - 22/09/2008

Dos 41 trabalhos concorrentes ao Prêmio Vivaleitura 2008, alguns projetos e propostas já são bem conhecidos do público, como as Jornadas Literárias de Passo Fundo, com seus 25 anos de história, a Expedição Vagalume, cujos vôos iluminam pontos de leitura entre as regiões norte e centro-oeste, as Minibibliotecas da Embrapa e o Ônibus-Biblioteca, da Prefeitura Municipal de São Paulo, certamente um dos mais antigos projetos de difusão da leitura, idealizado por Mário de Andrade em 1936.

Também merecem destaque Andréia Donadon Leal, de Mariana MG, que conhecemos recentemente durante o II Fórum do PNLL, com o projeto Hai-Kai: da Arte Poética à Alfabetização, e Luciane Hagemeyer, de Curitiba PR, com A literatura na Escola como execício de cognição estética e de descoberta de espaços solidários e que tem colaborado conosco com dois artigos publicados em Dobras da Leitura. Parabéns a tod@s!
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.