quarta-feira, 27 de agosto de 2008

‘Pivetim’ sobe ao Barco a Vapor

Resumo do Cenário


Délcio Teobaldo é o quarto autor brasileiro a vencer o Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infantil e Juvenil, promovido pela Fundação SM; seu nome foi anunciado, ontem, dia 26 de agosto, em cerimônia realizada no SESC Vila Mariana, na cidade de São Paulo.

O júri final, nesta edição do Prêmio Barco a Vapor, contou com a presença e a palavra de três escritores de ficção — Cristóvão Tezza, Marina Colasanti e Nilma Lacerda, além da gerente editorial Dolores Prades, representante do Grupo SM, e do lingüista Luiz Percival Leme de Britto. Concorrendo com 540 outras obras, Pivetim entregou a Délcio Teobaldo o bilhete de um dos melhores embarques literários em nosso país: a publicação do texto na coleção Barco a Vapor e R$ 30 mil, em termos de adiantamento dos direitos autorais, confirmando assim o intuito de incentivar a produção literária nacional e promover a leitura entre crianças e jovens de 6 a 13 anos.

A cerimônia de ontem foi aberta com a participação do grupo de teatro Os Satyros que, com simplicidade técnica e lances de humor, relembrou ao púbico quais são os direitos do leitor, conforme prescreveu Daniel Pennac (1992). Acompanhada por viola e acordeão, a cantora Vanessa Bumagny apresentou um tema inspirado em muitas possibilidades do que é ler, enquanto o diretor geral do Grupo SM no Brasil, Igor Mauro, enfatizou o lançamento da campanha ‘O Direito de Ler’ que objetiva promover a dimensão educativa e política da leitura, ao mesmo tempo em que são comemorados 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos. Na seqüência, o pedagogo e escritor Antônio Carlos Gomes da Costa fez uma palestra com muita pertinência ao tema celebrado da noite, porém estendendo-se demais para a ocasião.

Dolores Prades, então, fez o anúncio do vencedor do 4º Prêmio Barco a Vapor e Délcio Teobaldo subiu ao palco, trazendo uma fala ritmada de consciência social e literária.

Odila Bottura, da Fundação SM, Délcio Teobaldo e Virgínia, a simpática esposa e primeira leitora do vencedor do IV Prêmio Barco a Vapor. Noite de 26 de agosto de 2008, em São Paulo.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.