quinta-feira, 10 de abril de 2008

Passeio pelo mundo das ilustrações


PublishNews - 09/04/2008

A ilustração estará em análise em um verdadeiro Passeio pelo mundo das Ilustrações, curso ministrado por Ana Lúcia Brandão. Na atividade, serão abordadas a conquista da ilustração enquanto linguagem visual (de Oswaldo Storni a Ziraldo), as características do livro infantil no que se refere ao projeto gráfico, formato e manipulação, e elementos do que seja um bom livro (desenho clássico, charge, iconografia, HQ e artes plásticas). O curso é composto de cinco encontros, de 24 de abril a 5 de junho, às quintas-feiras, das 14h às 16h, na Livraria da Vila da Vila Madalena (Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena - São Paulo-SP. Telefone: 11-3814-5811). O valor é de R$ 180 por pessoa, com um vale-livro de R$ 18.

Pegando Carona
Peter O'Sagae

Em minha tese (interminável, ai, ai, ai... abril!), o trabalho de Ana Lúcia Brandão tem sido um dos pontos-chaves para as idéias que desenvolvo, iniciando assim os comentários (2008: 39-42) — Seguindo as pistas de ilustradores do passado e da atualidade, Ana Lúcia Brandão relembrará que, em plena era da visualidade — cujas marcas há tempos já se fazem sentir profundamente nas relações entre o pensamento e o olhar —, a centenária história dos livros e da literatura para crianças se faz contar, saber e repetir através da reflexão dirigida somente às qualidades do texto verbal. Em Trajetória da ilustração do livro infantil no Brasil à luz da semiótica discursiva (PUC-SP, 2002), a pesquisadora busca as possíveis razões que motivaram um ‘anacronismo de ordem teórica’ para a abordagem da literatura que reduz à parcialidade toda a leitura, em termos de instrumento e matéria para as formulações acadêmicas, a crítica literária, a análise e a aplicação prática, quando se trata de expor o objeto literário à criança na escola. — Por isso, se eu fosse você, hmmmm, iria correndo participar desse passeio pela ilustração que Ana Lúcia oferece como curso ;-)
*

3 comentários:

  1. Nossa! Você tá vivo!!
    Que bom.................
    :o)))

    ResponderExcluir
  2. Que belo blog, inteligente, ótimos textos, adorei.Fiquei por aqui um bom tempo.Um abraço
    meu blog-marthacorreaonline,blogspot.com
    se tiveres um tempo apareça por lá

    ResponderExcluir
  3. O curso parece bem interessante, mas como alguém que trabalha das 8h às 18h em uma empresa pode participar de uma atividade que acontece no meio da tarde? :-(

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.