terça-feira, 15 de abril de 2008

Fazendo Gênero 8

Convite para Simpósio Temático no Fazendo Gênero - 14/04/2008

Prezad@ Coleg@,

Estamos organizando o Simpósio Temático “Questões de gênero na produção cultural para crianças: literatura infantil, filmes, desenhos, sites, publicidade e outros artefatos culturais”, integrante da programação do Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder, evento que terá lugar em Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008. A presente tem o objetivo de convidá-la/o para inscrever seu trabalho no tema do Simpósio, divulgar o evento, assim como para participar dos debates. A descrição do Simpósio encontra-se abaixo.

As inscrições para comunicação oral poderão ser feitas até 5 de maio próximo, mediante preenchimento de ficha de inscrição e envio de resumo, com até 250 palavras, diretamente à secretaria do Fazendo Gênero (fazendogenero8@gmail.com). As normas para apresentar Comunicação Oral estão disponíveis em www.fazendogenero8.ufsc.br/inscricoes.html. Após a divulgação dos trabalhos aceitos, que deverá ocorrer em 19 de maio, autores e autoras terão prazo até 25 de junho para remeter o texto integral com vistas à publicação nas Atas do evento. Informamos que o Fazendo Gênero é classificado pelo Qualis-Capes como evento Nacional A.

Contamos com sua presença e com a divulgação do Simpósio entre seus colegas

Rosa Hessel Silveira, Eliane Debus, Marisa Vorraber Costa
- organizadoras do Simpósio -



FAZENDO GÊNERO 8 - Corpo, violência e poder

SIMPÓSIO TEMÁTICO
“Questões de gênero na produção cultural para crianças: literatura infantil, filmes, desenhos, sites, publicidade e outros artefatos culturais”

Coordenação:
Prof.ª Dr.ª Rosa Maria Hessel Silveira (ULBRA e UFRGS) – RS
Prof.ª Dr.ª Eliane Debus (UNISUL) – SC
Prof.ª Dr.ª Marisa Vorraber Costa (ULBRA e UFRGS) – RS

O presente simpósio amplia e dá continuidade àquele intitulado Questões de gênero na literatura e na produção cultural para crianças, realizado durante o VII Fazendo Gênero. O foco central de problematização e reflexão teórica é a concepção de gênero como uma construção social e cultural contingente ligada ao sexo, que tem servido de álibi para preconceitos e discriminações relativos à orientação sexual e à mulher. A motivação do simpósio vem da proliferação dos artefatos culturais produzidos para as crianças, vistas hoje como um importante mercado consumidor. Tais artefatos abrangem desde a literatura infantil – campo de maior tradição no panorama dessa produção – até produtos midiáticos de eclosão mais recente que povoam o cotidiano das crianças do séc. XXI. Entendemos que representações de feminino e de masculino, freqüentemente marcadas pela heteronormatividade, são inscritas em tais artefatos culturais mediante articulações textuais que põem em ação diferentes códigos – verbais, imagéticos, sonoros, de movimento, etc. - e buscam operar com a imaginação, os sentimentos e as expectativas infantis. O simpósio, pois, é planejado no sentido de abrigar trabalhos que examinem, com fundamentação teórica adequada e originalidade analítica, produtos dirigidos ao público infantil, privilegiando, por um lado, os livros para crianças e, por outro, variados objetos culturais circulantes – filmes, desenhos, programas de TV, sites, histórias em quadrinhos, games - direcionados a esse público em crescimento, formação e constante mudança. A partir de tais análises e da teorização que as subsidia, pretende-se debater as formas pelas quais as representações de gênero e sexualidade embutidas em tais artefatos podem estar operando para reforçar, refratar, confirmar ou subverter discriminações calcadas numa tradição pautada pela heteronormatividade e pela fixidez de determinadas identidades masculina e feminina.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.