quinta-feira, 20 de março de 2008

Rumo a 54ª Feira do Livro de Porto Alegre

A Folha do Livro, da Câmara Rio-Grandense do Livro, volta a circular com as notícias da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, que que ocorre de 31 de outubro a 16 de novembro. A edição n. 2 conta que já foi fechada a programação da Área Infantil e Juvenil e do ciclo A Hora do Educador. Saiba mais, no arquivo.doc »

Um dos destaques do evento deste ano é a VI Traçando Histórias – Mostra de Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil. A exemplo do que ocorreu em sua quinta edição, a Traçando Histórias contará com programação paralela com status de curso de extensão da UFRGS, da qual participarão vários ilustradores e especialistas, com destaque para a portuguesa Maria José de Sottomayor. As atividades ocorrerão nos dias 10, 11 e 12, durante todo o dia. As inscrições desta programação abrem em 1º de julho.

A Traçando Histórias, realizada durante a Feira, com caráter bienal, é considerada, atualmente, a mais importante exposição de ilustrações de literatura infantil e juvenil promovida no Brasil. Suas primeiras edições ocorreram na Praça da Alfândega, com reproduções. Em 2004, a mostra foi realizada nas Salas Negras do Museu de Arte Ado Malagoli – Margs e em 2006, no Átrio do Santander Cultural e, em ambas ocasiões, foi editado catálogo de 96 páginas, criado pelo designer Alex Medeiros, que têm tido ampla repercussão no Brasil e no exterior.

Este ano, a mostra ocorrerá no Cais do Porto, para potencializar a visitação escolar, com originais de 40 ilustradores de várias regiões (14 dos quais participarão pessoalmente da programação da Feira). Após o encerramento da Feira, a mostra ganhará caráter itinerante. Uma coleção dos trabalhos, em versão digital, circulará por eventos do Estado e do País e outra por Embaixadas brasileiras, através do Ministério das Relações Exteriores. Não será necessário agendamento prévio para a visitação escolar à mostra, mas o acesso das turmas a seu recinto se dará de acordo com a disponibilidade de espaço.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.