quarta-feira, 12 de março de 2008

Bibliotecando com o Proler

*
O Proler Baixada Santista, pela Coordenação da Universidade Santa Cecília - UNISANTA, Casa da Leitura, Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e Ministério da Educação e Cultura divulga o curso Bibliotecando com o Proler, que acontecerá entre 27 de março e 8 de maio, das 9h às 12h, à Rua Oswaldo Cruz, 277. O curso está dividido em 2 etapas, com o objetivo de apresentar idéias para a dinamização das bibliotecas escolares, na falta de um profissional bibliotecário, a partir dos tópicos.

Na primeira etapa, os participantes conhecerão uma breve história da escrita, das bibliotecas e as definições de cada biblioteca; as diversas atribuições exclusivas do profissional bibliotecário e sua profissão; todas as informações possíveis para que o responsável possa compreender a rotina de uma biblioteca e sua real função. É interessante que o profissional entenda como organizar o acervo, localizar os materiais nas estantes, saber reunir materiais sobre um mesmo assunto ou forma literária, ficar familiarizado com as classes principais do sistema de classificação da biblioteca e tudo o que ela representa. Esta oficina pretende auxiliar o educador na complexa tarefa de preparação do indivíduo para o exercício da cidadania e sua inserção na sociedade. Responsáveis: Cibele Fernandes, bibliotecária da UNISANTA, Angélica Beraldo Suzuki, funcionária da Biblioteca Municipal de Santos, e Maria Aparecida da Costa Bezerra, mestre em psicologia da educação e assessora em bibliotecas escolares, universitárias e ONGs.

A segunda etapa do curso corresponde à dinamização das bibliotecas, para que seja um espaço que responda às necessidades pedagógicas, auxiliando o professor no seu dia-a-dia e nas atividades que envolvam seus freqüentadores e familiares. Responsáveis: Eduardo Ricci, jornalista e designer áudio visual, que ministra oficina sobre o uso da imagem como pedagogia e sua colaboração no processo ensino-aprendizagem; Eliane Pimenta, coordenadora do programa Virando a Página Baixada Santista, em uma oficina sobre mediação de leitura; e Silvia Costa, professora e jornalista de A Tribuna, coordenadora do Jornal Escola e Comunidade, falando sobre leitura de jornal. Inscrições antecipadas na Central de Informações da UNISANTA.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.