domingo, 17 de fevereiro de 2008

Livros que iluminam



O cartaz e a mensagem do autor e ilustrador tailandês Chakrabhand Posayakrit para as comemorações do Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil - DILI 2008 encontram-se divulgados pela rede. A cada ano, um país-membro do IBBY - International Board on Books for Young People torna-se o patrono das celebrações do dia 2 de abril, quando também se comemora o dia de nascimento de Hans Christian Andersen.

Posayakrit registra uma cena tradicional da cultura tailandêsa: uma criança em frente a sua mesa de leitura, debruça-se sobre as inscrições de um livro de bambu, evocando assim o saber que emana de antigas jatakas budistas (lê-se iátacas), uma coleção de narrativas populares (contos, fábulas e principalmente parábolas) que buscam iluminar o caminho dos homens rumo à sabedoria.

O texto de Chakrabhand Posayakrit, Books enlighten; knowledge delights, pode ser lido no site oficial do International Board on Books for Young People e o poster comemorativo (apresentado ao lado) foi extraído do site Storylines, produzido pela seção neo-zelandesa do IBBY.
*

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.