quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Prazer em Ler


Boletim do PNLL nº 84 – 12 a 18/11/2007

Prazer em Ler é um programa do Instituto C&A que atua em três frentes, cada uma cadastrada em uma diferente linha de ação do PNLL: desenvolvimento de projetos de leitura, disseminação à sociedade da importância de ler e de boas práticas de promoção da leitura, e articulação de agentes sociais em torno da promoção da leitura. A idéia que move o projeto e integra essas ações é que ler é um direito fundamental do cidadão e principal via de acesso ao conhecimento e à cultura. O objetivo é formar leitores e desenvolver o gosto pela leitura, envolvendo para isso educadores de instituições sociais parceiras, escolas públicas, comunidade e voluntários da C&A em todo o Brasil. Atualmente, são atendidos 13.886 crianças, 6.271 adolescentes, 616 jovens e 7.365 pais e mães. O número de educadores envolvidos na formação em mediação da leitura é de 67 (diretos) e 727 (indiretos).

Prazer em Ler: bibliotecas
Em relação à Democratização do acesso (eixo 1 do PNLL), o programa o Prazer em Ler implementa e qualifica bibliotecas comunitárias e espaços de leitura em regiões onde a C&A está presente comercialmente. Aos educadores é fornecida uma formação organizada em ciclos contínuos. Procura-se ainda democratizar o acesso às salas e espaços de leitura, cujos acervos são qualificados pelo projeto, e apoiar instituições como ONGs, escolas e bibliotecas na construção de metas, indicadores e instrumentos para acompanhamento e avaliação das ações. Em 2006, foram criados 75 espaços de leitura (com acervo de mil livros em cada um), sendo que para este ano o objetivo é chegar a 110.

Prazer em Ler: mediadores de leitura
O Prazer em Ler também integra o Eixo 2 (Fomento à leitura e à formação de mediadores) do PNLL. O público aqui se constitui de professores: 120 na cidade de São Paulo (região de Capela de Socorro), 160 da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte e 75 de ONGs de outras cidades e regiões brasileiras. Estes educadores, além de participarem dos ciclos de formação de mediadores de leitura do projeto, também concorrem a prêmios de incentivo, como o concurso de redação Uma Leitura que Mexeu com a Minha Cabeça, que elege os três melhores relatos pessoais de experiência de leitura.

Prazer em Ler: promoção da leitura
Já o objetivo específico para a parte do projeto que integra o Eixo 3 (Valorização da leitura e comunicação) do PNLL é disseminar à sociedade em geral das boas práticas de leitura, por meio de uma comunicação contínua, sistemática e com alto grau de acessibilidade. Para isso, o Prazer em Ler promove a articulação dos diferentes agentes sociais que atuam ou podem atuar para promoção da leitura. Além de organizar seminários (tanto de abrangência nacional como regional), são distribuídas publicações do Programa Prazer em Ler às 75 organizações que participam do programa Prazer em Ler e aos 3 mil voluntários engajados nos projetos apoiados pela instituição.
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