sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Montserrat del Amo em Guadalajara

Assessoria de Comunicação - 19/11/2007 - por Rebeca Mesa

Vencedora do III Prêmio Ibero-americano de Literatura Infantil y Juvenil, escritora espanhola Montserrat del Amo recebe U$ 30 mil na Feira Internacional do Livro de Guadalajara

No dia 27 de novembro, às 13h, na Feira Internacional do Livro de Guadalajara, México, será entregue oficialmente um dos principais prêmios destinados à literatura infantil e juvenil em língua portuguesa e espanhola: a escritora espanhola Montserrat del Amo receberá U$ 30 mil, conferido pelo Prêmio Ibero-americano de Literatura Infantil y Juvenil, promovido pela Fundação SM.

O nome da escritora Montserrat foi escolhido por um júri internacional reunido na última quinzena de outubro, no Rio de Janeiro. A escolha se deveu, segundo o júri, “pela sua amplíssima e sólida obra de criação literária dirigida ao público infantil e juvenil, iniciada em 1948 e até hoje presente nos catálogos editoriais”. Além de premiar Montserrat, o júri destacou a trajetória do escritor brasileiro Bartolomeu Campos de Queirós, autor de mais de 40 livros e com uma trajetória iniciada em 1974.

Monteserrat del Amo é doutora em Filosofia e Letras e escritora de literatura infantil e juvenil há 60 anos. Produziu mais de 60 livros para crianças e jovens, muitos deles traduzidos para outras línguas, como português, alemão e inglês. A escritora recebeu muitos prêmios importantes, entre eles Lazarillo (1960, com Rastro de Deus), Doncel (1969, por Zuecos e Naranjas), o Prêmio Nacional de Literatura (1978, por El mudo), CCEI (por duas vezes, em 1971, com Chitina e su gato, e em 1991, por A casa pintada). Foi ainda indicada para o Prêmio Internacional Hans Christian Andersen.

Diferentemente de outros concursos, o Prêmio Ibero-americano de Literatura Infantil y Juvenil considera a inscrição pela apresentação do autor, seja por pessoas ou entidades literárias representativas. Assim, busca estimular a produção literária para crianças e adolescentes, coroando a obra de autores já publicados em língua portuguesa e espanhola. A ficção infantil e juvenil é considerada chave para o estímulo à formação de leitores, desafio em todo o mundo.

Realizado pela Fundação SM, o Premio Ibero-americano foi criado no contexto do Ano Ibero-americano da Leitura, em 2005. Trata-se de um dos maiores prêmios internacionais conferidos à autores de livros para crianças e adolescentes. É apoiado pela Fundação SM, juntamente com o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC), o Internacional Board on Books for Young People (IBBY), a Organização dos Estados Ibero-americano para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (OREALC-UNESCO).
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.