segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Programa Mais Cultura

Do Boletim do PNLL – Edição Especial – 04/10/2007
(condensado por Resumo do Cenário)


O Governo Federal lançou na manhã de 4 de outubro, o Programa Mais Cultura que prevê o investimento de R$ 4,7 bilhões em ações, programas e projetos de promoção da cidadania e fomento à diversidade sócio-cultural, até 2010. Um dos destaques é a instalação de 4.000 Pontos de Leitura em todo o país, junto a bibliotecas comunitárias, pontos de cultura, hospitais, centros de assistência social e outros locais. Como um dos objetivos do Plano Nacional do Livro e Leitura – PNLL é fazer com que todas as cidades brasileiras tenham sua própria biblioteca pública, o Programa Mais Cultura pretende alcançar a meta de zerar o número de municípios sem esse aparelho cultural, atendendo 613 localidades, com o esforço conjunto da Fundação Biblioteca Nacional que, adotando critérios de regionalidade para a constituição de novos acervos bibliográficos (2.000 títulos), irá possibilitar maior participação de pequenas editoras.

Outra importante ação do Programa Mais Cultura volta-se para a capacitação de gestores públicos e privados para atividades culturais, oferecendo formação e especialização na área de artes. Em relação ao livro, busca-se a formação de agentes mediadores de leitura e o modelo do projeto Agentes de Leitura do Ceará, integrante do Eixo 1 do PNLL, poderá ser replicado para outras regiões do país.

Consolidando escopo de atuação do PNLL, o coordenador geral do Livro e Leitura, Jéferson Assumção, ressaltou a importância de ações no sentido de garantir o acesso do brasileiro ao livro e à leitura. “O livro precisa ser desenvolvido em nosso país em sua dimensão cultural junto com a educacional, que já vem sendo fortemente trabalhada pelo Ministério da Educação”, tem afirmado Assumção, para quem a disponibilidade de livros e a articulação com as novas linguagens vão atrair os jovens para esse universo cultural e educacional. Durante a solenidade de lançamento do Programa Mais Cultura, realizada em Brasília, no dia 4 de outubro, a escritora Nélida Piñon entregou o Caderno do PNLL a Lula, como um marco simbólico do início da divulgação massiva do documento. Com uma tiragem inicial de 30.000 exemplares, começa a ser distribuída em todo o Brasil a versão impressa do PNLL para educadores e formadores da área do livro e da leitura, uma importante ferramenta para divulgação e o debate sobre uma política nacional para o setor.

Veja também
» Boletim do PNLL - Especial Mais Cultura - 4 de outubro de 2007
» Notícia e fotos do evento: Mais Cultura, mais Brasil para mais brasileiros (MinC)
» Apresentação do Programa Mais Cultura (em formato PowerPoint)
» Discurso do Presidente da República
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.