quarta-feira, 17 de outubro de 2007

III Prêmio Iberoamericano de Literatura Infantil y Juvenil

Imprensa — Paulo de Camargo (pós-editado por Resumo do Cenário)

Um dos maiores prêmios internacionais no campo da literatura infantil e juvenil tem sua fase final realizada pela primeira vez no Brasil: chega ao fim o III Prêmio Iberoamericano de Literatura Infantil y Juvenil, promovido pela Fundação SM. Um júri internacional reunido desde a última terça-feira, no Rio de Janeiro, divulgará o nome do ganhador no próximo dia 19 de outubro, sexta-feira, em uma coletiva de imprensa que acontece no restaurante Laguiole, no MAM (fone 21 2517-3129), das 12h30 às 15h.

Diferentemente de outros concursos, este prêmio considera a inscrição pela apresentação do autor, seja por pessoas ou entidades literárias representativas. Assim, busca estimular a produção literária para crianças e adolescentes, coroando a obra de autores já publicados em língua portuguesa e espanhola. A ficção infantil e juvenil é considerada chave para o estímulo à formação de leitores, desafio em todo o mundo.

Entre os países com candidatos participantes, estão Argentina, Brasil, Colômbia, México e Espanha. O ganhador receberá U$ 30 mil, no final de novembro, durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara (México). O júri deste ano está composto por Isadora de Norden (atual presidente do CERLALC), Isis Valéria Gomes (Representante do IBBY Brasil), Ivana Siqueira (diretora da OEI no Brasil); Victor Carvajal (UNESCO), Pedro Cerrillo (doutor pela Universidade Castilla la Mancha e Diretor do Centro de Estúdios para la Promoción de la Lectura y la Literatura Infantil – CEPLI).

Da primeira edição do prêmio, em 2005, participaram 42 concorrentes, procedentes de 10 países de Iberoamérica. O vencedor foi o espanhol Juan Farias. Em 2006, entre 34 autores inscritos, foi vencedora a colombiana Glória Cecília Diaz. Os escritores brasileiros Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos Queiroz e Lígia Bojunga estiveram entre os finalistas.

O Premio Iberoamericano foi criado no contexto do Ano Iberoamericano da Leitura, em 2005. É apoiado pela Fundação SM, juntamente com o Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e Caribe (CERLALC), o Internacional Board on Books for Young People (IBBY), a Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (OREALC-UNESCO). Com a Fundação SM, o Grupo SM busca dar unidade às suas iniciativas e potencializar seu compromisso com o desenvolvimento social e cultural dos países iberoamericanos.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.