terça-feira, 4 de setembro de 2007

XI Encontro do PROLER de Joinville

Estão abertas as inscrições para o XI Encontro do PROLER de Joinville, que promove simultaneamente o 5° SEL – Seminário de Estudos da Linguagem e a 6ª Jornada de Estudos Pedagógicos, de 25 a 28 de setembro. Neste ano, a programação do evento assinala um distanciamento do livro para ventilar a leitura de outras linguagens, como o cinema e a música, além de fortalecer os laços entre imaginário e oralidade através da narração de histórias. Até o dia 14 de setembro, o investimento para os interessados corresponde a R$ 25,00, mas alunos de Letras, Pedagogia e História da universidade pagam somente R$ 10,00. As formas como fazer o pagamento da inscrição, procedimentos requeridos para a apresentação de trabalhos e a programação detalhada com o horário das atividades pode ser consultada na página da Univille » Informações também pelo telefone (47) 3461-9192 ou proler@univille.net.

Na manhã de abertura, acontece a palestra “Em alto e bom som: a busca de ler ao vivo e a cores”, com Gilka Girandello (UFSC), e a tarde está reservada para uma sessão do projeto Salve o Cinema, com a projeção do filme A música e o silêncio, seguida por uma mesa redonda discutindo a musicalidade como meio de comunicação, com a presença de Taiza Mara Rauen Moraes, Gleber Pieniz e Borges de Garuva. A semioticista, Lúcia Santaella (USP) encerra a programação do primeiro dia com a palestra “O discurso verbal/visual/virtual”.

No dia 26 de setembro, após o lançamento do livro Memórias - Proler Joinville, de Taiza Moraes, a ator e contador de histórias José Mauro Brant profere sua palestra, chamada “A arte de pescar leitores... Oralidade e Linguagens”. No período da tarde, são iniciadas as oficinas (cf. abaixo) e acontece, logo depois, o Café com Prosa, apresentando o projeto Cantando Histórias, em uma intervenção criada pelo Comitê do PROLER Joinville. À noite, duas palestras reafirmam a convergência de linguagens: “Musicalidade e Ensino”, com Mônica Back, e “A história em quadrinhos como literatura imagética”, com Gazy Andraus (USP).

O terceiro dia principia no “Rumor e sintonia das palavras”, palestra de Gloria Kirinus, antecipando as sessões de comunicação. No final do dia, mais um Café com Prosa, apresentando o projeto Poesia ao Pé da Lua (SESC). Dá o tom da nota e da noite, uma aula-show com Luiz Carlos da Vila e Cláudio Jorge, com História cantada: samba e cultura.

Ezequiel Theodoro da Silva (Unicamp) abre os trabalhos do último dia do encontro, com a palestra “Leitura, música e sentidos”. À tarde está reservado para as oficinas e mais Café com Prosa. E o violeiro e escritor Paulo Freire vai encerrando o encontro com o espetáculo Viva o causo brasileiro, ao lado do projeto Baú de Histórias do SESC, coordenado por Gilka Girandello.

Oficinas
O Comitê do PROLER Joinville informa que as oficinas possuem uma carga horária de 12h e as vagas são limitadas a 35 pessoas. Não havendo número suficiente de inscritos, no entanto, qualquer oficina pode vir a ser cancelada.

Oficina 1 – No Canto da Palavra, com Roselete Fagundes Aviz de Souza
Oficina 2 – A Linguagem do Novo Jornalismo, com Gleber Pieniz
Oficina 3 – Animação (Stop Motion), com Chicolam
Oficina 4 – Contação de Histórias, com Sérgio Bello
Oficina 5 – Cineducação: a utilização de filmes em sala de aula,
com Nielson Ribeiro Modro (Cinedeucação/Joinville)
Oficina 6 – Meu baú de histórias: argumentações e experiências,
com Eliete Terezinha Philippi (Biblioteca Móvel de Joinville)
Oficina 7 – A Musicalização no Contexto Escolar, com Raphael Vianna


* Foto adicional:
Portal do Turismo/SANTUR - Governo do Estado de Santa Catarina
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.