sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Prêmio João-de-Barro 2007

Resumo do Cenário

Foram divulgados os vencedores do Prêmio João-de-Barro, no dia 25 de setembro, em coletiva realizada na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, juntamente com os vencedores dos Concursos Nacionais de Literatura Cidade de Belo Horizonte com a presença da Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Maria Antonieta Cunha. Conforme registra o informativo BH Eventos, “apesar dos jurados serem provenientes de várias partes do Brasil, somente um vencedor não é de Belo Horizonte”.

O júri adulto foi formado por José Augusto Brandão, Estellita Lins, Maria Zaira Turchi e Ronaldo Simões Coelho, reconhecendo o texto O menino comum, de Daniel Antônio de Oliveira, como a melhor obra para crianças. Por sua vez, composto por 11 leitores das Escolas Municipais Professora Maria Modesta Cravo e José Calazans, o júri infantil deu preferência ao original Chuva de letras, de Luís Alberto Brandão. Desta maneira, o Prêmio João-de-Barro 2007 contemplou as duas obras vencedoras com o prêmio de 10 mil reais. Para saber sobre os demais Concursos Nacionais de Literatura da Cidade de Belo Horizonte, clique aqui.

João-de-Barro - 32 anos de história

O Concurso Nacional João-de-Barro, dedicado a obras inéditas da literatura infantil e juvenil, é promovido desde 1974 pela Prefeitura de Belo Horizonte. Uma de suas peculiaridades é a formação de dois júris distintos, sendo um adulto, composto por três especialistas em literatura infantil ou juvenil, e outro integrado por 11 alunos do Rede Pública de Belo Horizonte. Ao longo dos 32 anos de existência, o João-de -Barro premiou diversos autores de destaque da literatura infantil e juvenil, como Angela Lago, Léo Cunha, Stella Maris Resende, Fernando Jorge Uchôa, Antônio Barreto , Rita Espechit, Atílio José Bari, Marcos Araújo Bagno, Rosa Amanda Strausz, Ângela Leite, entre outros.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.