quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Outubro na Casa da Leitura

PROLER / Casa da Leitura - Fundação Biblioteca Nacional
Programação de Cursos


A evolução da literatura infantil brasileira é apresentada no curso De Lobato a Bojunga: caminhos da literatura infantil brasileira, com Laura Sandroni, relatando as transformações e reflexos destes autores nas obras de alguns dos maiores escritores contemporâneos. O curso é dividido em cinco encontros, de 3 a 31 de outubro, sempre às quartas-feiras, das 15h às 17h. Jornalista, ensaísta e crítica de literatura infantil, Laura Sandroni fundou e dirigiu a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, é autora de vários livros na área e uma das maiores especialistas brasileiras em literatura para jovens.

Fátima Miguez ministra o curso Leituras do Imaginário Popular Brasileiro na Literatura Infanto-Juvenil. Voltado para a prática leitora em sala de aula através da arte, os temas abordados voltam-se para o olhar estético do leitor: literatura e pintura em interativa criação, o diálogo entre palavra e imagem a partir das artes plásticas do século XX, o Modernismo na rota da brasilidade. Tarsila Amaral, Cândido Portinari, Lasar Segall e Anita Malfatti: leituras poéticas de referência nos textos infantis e juvenis. Do dia 8 a 29 de outubro, o curso acontece em quatro encontros, sempre às segundas-feiras, das 10h às 12h. Fátima Miguez é Mestre em Letras, professora do Departamento de Ciência da Literatura da UFRJ, pesquisadora da área de leitura, ensaísta e autora de literatura infantil e juvenil, com 18 títulos publicados.

Oficina Ler, Falar e Escrever o Mundo: Capacitação para Promotores de Leitura, com Solenilda Nascimento Costa, envolvendo um trabalho com textos e autores de literatura infantil e juvenil a ser desenvolvido, em várias etapas, de modo a estabelecer parcerias lúdicas entre professor, aluno, escola e leitura numa melhor compreensão do mundo e de si mesmos. De 9 a 30 de outubro, a oficina acontece em quatro encontros, sempre às terças-feiras, das 9h às 12h. Solenilda Nascimento Costa (Sol) é graduada em Letras (UERJ), com especialização em Psicopedagogia; criou e coordena o Projeto Barbante de estímulo à leitura junto a instituições públicas e privadas.

E Joel Ruffino dos Santos ministra o curso Leituras de Macunaíma à Luz do Folclore Brasileiro, sobre a obra de Mário de Andrade, um dos principais romances do Modernismo brasileiro. Além de autor consagrado na literatura infantil e juvenil, Joel Ruffino dos Santos é romancista, contista, historiador, Mestre e Doutor em Letras pela UFRJ. O curso começa no dia 23 de outubro e segue até 13 de novembro, num total de quatro encontros que acontecem sempre às terças-feiras, das 15h às 17h.


A Casa da Leitura fica à Rua Pereira da Silva, 86 – Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Taxa de inscrição: R$ 30,00. Outras informações: (21) 2557-7437, e-mail: casadaleitura@bn.br.


Fotos adicionais: Laura Sandroni, durante o Seminário Prazer em Ler, em São Paulo, 23 de setembro de 2007 (Resumo do Cenário), Fátima Miguez (Editora DCL) e Joel Rufino dos Santos (eduK.br).
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.