quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Mais Bibliotecas nos Municípios

Título original: Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas
Assessoria de Comunicação Social/Min - 26.09.07

O Ministério da Cultura, por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), da Fundação Biblioteca Nacional, vai implantar 263 novas bibliotecas públicas no país. A ação do Programa Livro Aberto diminuirá de 613 para 350 o número de municípios brasileiros que nunca receberam bibliotecas ou recursos para implantá-las. Com mais essas unidades, o Brasil estará próximo de atingir uma das principais metas do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL): zerar o número de localidades que não possuem este importante equipamento cultural. Até o final deste ano, do total de 5.564 municípios brasileiros, o percentual dos que não têm bibliotecas públicas estará em torno de 6,8%. Em 2003, o déficit era de 1.173 cidades, o equivalente a 21% [...]

O coordenador-geral de Livro e Leitura do MinC, Jéferson Assumção, considera um passo importante para garantir o acesso do cidadão ao livro, à leitura e à literatura. No Brasil, [...] há disparidades do ponto de vista da distribuição regional. "Dos 613 municípios que hoje não possuem este equipamento [biblioteca pública], 405 ficam no Nordeste, 77 no Norte, 69 no Centro-Oeste, 45 no Sul e apenas 17 no Sudeste", explica Assumção. Apesar disso, a biblioteca é o equipamento cultural melhor distribuído no país, conforme dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2006), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em parceria com o Ministério da Cultura. "Essa pesquisa aponta para uma questão bastante importante. Ao revelar que, hoje, o percentual dos municípios brasileiros que possuem bibliotecas já chega a 89%, mostra um crescente interesse das prefeituras pela promoção da leitura", ressalta o coordenador.

O Livro Aberto se compõe com outras ações que serão desencadeadas já no ano que vem e que têm como foco a modernização das unidades existentes no país. Segundo Jéferson Assumção, é preciso aproveitar a presença da biblioteca no território nacional e transformá-la em um espaço vivo, de uso cultural. Para isso, o livro necessita ser articulado com a diversidade cultural, com as distintas linguagens e com as novas tecnologias. Todas as prefeituras municipais podem se inscrever no Programa de instalação e modernização de bibliotecas públicas do SNBP. Para tanto, devem estar adimplentes com a União, dispor de espaço adequado e de, pelo menos, um funcionário especializado. São distribuídos cerca de dois mil livros, móveis, equipamentos de som, TV, DVD e vídeo. Leia mais »
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.