terça-feira, 25 de setembro de 2007

Incomparável

Notícias Cosac Naify

Ilustração de João Felizardo, o rei dos negócios, de Angela-Lago, vencedora da BIB Plaque na Bienal de ilustrações de Bratislava.

É a segunda vez que os desenhos de Angela-Lago são aclamados por Bratislava: Cena de rua (Editora RHJ, 1994) recebeu a BIB Plaque em 1995. “Este é um dos acontecimentos mais interessantes da área, por sua incomparável credibilidade”, afirma a artista plástica, que foi júri da competição, há cinco anos. Na ocasião, defendeu a possibilidade de se trabalhar com técnicas digitais na elaboração de ilustrações, como fez nos delicados traços de João Felizardo. “Havia um grande preconceito contra o uso do computador e lutei pra conseguir que trabalhos feitos através desta ferramenta recebessem menções. Por isso acredito que o prêmio que acabo de receber seja um sinal de que os caminhos estão mais abertos”, analisa.

Realizada a cada dois anos, desde 1967, a Bienal de Bratislava iniciou suas atividades em parceria com a UNESCO e a IBBY (International Board on Books for Young People). A tradição da ex-Tchecoslováquia nas artes gráficas ajudou a transformar o evento numa vitrine de excelência, que reúne as ilustrações dos melhores livros produzidos em todos os países, com a disputa pelos seguintes prêmios: Grand Prix, cinco Maçãs de Ouro e cinco Placas. A cerimônia da última edição foi realizada no dia 7 de setembro, no Teatro Nacional de Bratislava. Como Angela-Lago não pôde estar presente, sua Placa será entregue pela embaixada eslovaca no Brasil.


* veja também Angela Lago é Prata »
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.