quarta-feira, 5 de setembro de 2007

FNLIJ - Notícias 8

Dobras da Leitura recebeu

Sob o ângulo aberto da Piazza Maggiori, à frente do Palazzo dei Notai e do Palazzo D'Accursio, chega o boletim Notícias Nº. 8 - agosto de 2007, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. A presença brasileira na Feira de Bolonha, realizada entre 24 e 27 de abril, é rememorada ao longo de sete páginas que apresentam a importante atividade desempenhada pela FNLIJ, no que concerne à divulgação da literatura infantil e juvenil brasileira no cenário internacional.

A FNLIJ comparece à Feira de Bolonha desde 1974, ano que é também assinalado pela instituição do Prêmio FNLIJ, tematizado pelo sétimo artigo publicado na série de matérias sobre prêmios de literatura infantil e juvenil no mundo, na revista Bookbird (vol. 45, n.2) deste ano. Mas, em vez de sintetizar a trajetória apresentada no próprio boletim Notícias, peço licença para transcrever um parágrafo de meu relatório de qualificação, durante o doutorado: “Reconhecimento máximo, concedido anualmente aos melhores livros publicados, o Prêmio FNLIJ hoje se configura por numerosas categorias — crianças, jovem, imagem, poesia, informativo, tradução, projeto editorial, revelação (autor e ilustrador), teatro, ilustração, livro brinquedo, teoria e reconto —, em um trabalho que congrega leitores votantes, especialistas voluntários de diferentes estados brasileiros, para a análise e a seleção de títulos que, primeiramente, passam a compor o Acervo Básico FNLIJ (desde 1996), assumindo a finalidade de orientar a aquisição de livros por parte de secretarias de Educação, escolas e bibliotecas. A láurea 'Altamente Recomendável' surgiria, no ano imediato à proposição do prêmio, elegendo assim os dez melhores entre títulos lançados no mercado. Com o diapasão das obras que reconhece, a FNLIJ peculiarmente corrobora laços e funções de grande mediadora entre a produção, a circulação e a recepção de livros, dando foro artístico e comercial a um grande volume de textos e autores, no cenário brasileiro — mas, não só. Em sua esfera de competência, nossa literatura para crianças e jovens leitores encontra caminho para as oportunidades de intercâmbio internacional, através da indicação de escritores e ilustradores ao Prêmio Hans Christian Andersen, promovido pelo IBBY, para o Alma – Astrid Lindgren Memorial Award, para a seleção do White Ravens, catálogo mantido pela Biblioteca Internacional da Juventude, de Munique, entre outras formas de exposição, eventos e feiras.” No site da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, é possível conhecer todos os livros premiados, desde 1974, acompanhando o surgimento constante de novas categorias e a evolução do mercado editorial brasileiro.

O boletim se completa ainda com o relato de experiência, na promoção da leitura de textos de autores indígenas, da professora Mighian Danae F. Nunes, vencedora do 4º Concurso FNLIJ Curumim, e o texto ficcional A onça e o fogo, de Cristiano Pereira dos Santos, do povo Wapichana (Roraima), vencedor do 4º Concurso FNLIJ Tamoios. Lauda Sandroni assina a crônica-resenha Lembranças de Maria Gripe, sobre a vida e também a partida da autora sueca. Por fim, a última chamada para Cuba: o Congresso Lectura 2007 segue com inscrições até 20 de setembro!
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.