segunda-feira, 10 de setembro de 2007

2º Encontro Paranaense de Literatura Infanto-Juvenil

O livro percorre uma trajetória até chegar às mãos do leitor. Por sua vez, o leitor faz também um percurso para chegar ao livro. A partir dessa realidade, a Fundação Sidónio Muralha concebe e promove o 2º Encontro Paranaense de Literatura Infanto-Juvenil, sob o tema A viagem de um leitor – um percurso inteligente, dando continuidade às ações e ao tema do 1º Encontro, realizado em maio de 2004 e dedicado à viagem de um livro.

Clique na imagem para acessar a programação do evento:


A prioridade do Encontro é voltar os olhos à produção literária infanto-juvenil do estado em suas diversas instâncias e, ao mesmo tempo, buscar leituras de amplitude nacional. A proposta é conhecer os fundamentos e as tendências atuais dessa temática para compreender nossos problemas e projetar ações para o futuro. Nomes nacionais e internacionais da literatura promoverão debates, palestras, minicursos e oficinas literárias para um público de aproximadamente 700 participantes. Autores e pesquisadores de Literatura Infanto-Juvenil já confirmaram presença: Anna Claudia Ramos, Márcio Vassalo, Paulo Venturelli, Pedro Bandeira, Roberto Gomes, Sueli de Souza Cagneti, Vânia Maria Resende, entre outros.

A Fundação Sidónio Muralha, instituída em 1988, busca incentivar o desenvolvimento da leitura junto ao público infanto-juvenil. Tem o objetivo de auxiliar na formação de leitores autônomos e competentes, capazes de interagir criticamente numa sociedade em que grande parte das atividades depende da escrita e da leitura. Cria e mantém bibliotecas infanto-juvenis, além de promover o intercâmbio entre entidades públicas e privadas. A Fundação tem ainda a finalidade de preservar e difundir a obra do escritor português Sidónio Muralha que viveu muitos anos no Brasil. A Dra. Helen Muralha, viúva do escritor, manifesta vivamente o desejo de "continuar sendo um pólo de incentivo à leitura e ao desenvolvimento do pensamento, através da promoção de novos eventos e da disponibilização de nossa biblioteca à comunidade".
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.