domingo, 12 de agosto de 2007

Lobato Editor


O CEDEM - Centro de Documentação e Memória da UNESP promove o debate Novas Perspectivas sobre as Práticas Editoriais de Monteiro Lobato (1918-1925), sobre a pesquisa de doutorado de Cilza Bignotto, apresentada ao Programa de PG do Curso de Teoria e História Literária da UNICAMP em janeiro de 2007.

Esse estudo apresenta novas perspectivas sobre a atividade editorial de Monteiro Lobato nos anos de 1918 a 1925, período em que ele esteve à frente de editoras consideradas revolucionárias na história do livro brasileiro. Monteiro Lobato é visto como editor revolucionário, entre outros motivos, por ter criado uma rede nacional de distribuição de livros e por pagar generosamente direitos autorais. Advoga que intelectuais tiveram papel fundamental na criação e na manutenção da rede nacional de distribuição de livros administrada por Monteiro Lobato. Finalmente, contratos de edição, desconhecidos até o momento, são transcritos e analisados com o objetivo de fornecer informações e hipóteses inovadoras a respeito do pagamento de direitos autorais pelas empresas do editor.

Expositora: Cilza Bignotto (Unicamp). Debatedores: Marisa Lajolo (Mackenzie e Unicamp) e João Luis Ceccantini (Unesp). Moderador: Lincoln Secco (USP).

O debate acontece na próxima terça-feira, 14 de agosto, às 18h, entrada gratuita, no Centro de Documentação e Memória da Unesp, na Praça da Sé, 108 - 1º andar (esquina c/ r.Benjamin Constant). O prédio, chamado Palacete São Paulo, é justamente onde a Cia. Graphico-Editora Monteiro Lobato teve sede antes de falir, em 1925. Informações: (11) 3105 – 9903 - www.cedem.unesp.br. Inscrições pelo e-mail: ssantos@cedem.unesp.br.

* Fotos adicionais. Cilza Bignoto: Tão bisbilhoteira quanto Emília, matéria de Tatiana Fávaro, publicada no Jornal da Unicamp em abril de 2002. Palacete São Paulo: www.piratininga.org, página mantida por Edmundo e Jorge Eduardo Rubies.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.