sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Arca das Letras (2)

Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário
Programa Nacional de Crédito Fundiário

O Programa de Bibliotecas Rurais ARCA DAS LETRAS foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário para incentivar a leitura e facilitar o acesso aos livros em assentamentos, comunidades de agricultura familiar e de remanescentes de quilombos.

A ARCA DAS LETRAS tem uma metodologia que garante a participação das comunidades na formação e na implantação das bibliotecas. Os moradores indicam o local de sua instalação, os assuntos de seu interesse e seus Agentes de Leitura, voluntários que são responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura na comunidade.

arte: Tania Anaya; xilo: J. Borges; foto: Regina Santos

De acordo com o perfil cultural de cada comunidade, os livros são selecionados. Em seguida, são formados os acervos. A biblioteca é organizada em um móvel de madeira fabricado em marcenarias de penitenciárias por trabalhadores sentenciados, que recebem bolsas de trabalho e reduzem suas penas.

Cada biblioteca tem cerca de 220 títulos obtidos por doação, entre literatura infantil, literatura para jovens e adultos, livros didáticos, de pesquisa e técnicos (sobre cidadania, saúde, agricultura), incluindo assuntos de interesse das populações rurais em suas realidades específicas.

O Programa articula ações dos Ministérios da Educação, da Cultura, da Justiça, bem como de outras esferas públicas e privadas, que publicam livros ou produzem informações de interesse para as pessoas que vivem no meio rural. Também integra recursos dos Estados e Municípios a fim de criar condições adequadas para a implantação das bibliotecas. E, ainda, reúne esforços dos movimentos sociais e de órgãos não-governamentais, que colaboram para a chegada do programa às diversas regiões do País. Como resultado de uma rede de parcerias e da gestão comunitária das bibliotecas, a ARCA DAS LETRAS vem promovendo a educação, a cultura, o trabalho e o entretenimento entre as populações do campo, contribuindo para o desenvolvimento humano no mundo rural.

As Arcas são fabricadas nas Penitenciárias de Petrolina/PE, Mossoró/RN, Fortaleza/CE, Vila Velha/ES, Curitiba/SC, Chapecó/SC, na Fundação Pão dos Pobres/RS no Centro de Profissionalização Itegrado do Piauí/Secretária de Estado da Educação e em alguns municípios por iniciativa das Prefeituras. A Fabricação das Arcas conta com o apoio do Projeto Banco do Brasil/Fome Zero, Banco do Nordeste, MME Luz para todos, e por meio dos Centros Culturais Banco do Brasil (DF/SP/RJ), Missão Criança, Eletrosul e Furnas. Em Petrolina/PE, Mossoró/RN e Fortaleza/CE conta com o apoio do Ministério da Justiça/DEPEN.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.