quinta-feira, 19 de julho de 2007

X Encontro Regional do PROLER do Vale do Rio Grande

De 29 a 31 de agosto de 2007, Uberaba abre suas portas para o X Encontro Regional do PROLER do Vale do Rio Grande, com o tema “A arte de pescar leitores: oralidade, linguagens e mídias”. Na abertura do evento, José Mauro Brant faz uma palestra sobre o tema do encontro, no Anfiteatro do CEA da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Neste ano, o comitê elegeu 14 oficinas para 28 turmas e, na palestra de encerramento, Luiz Antonio Aguiar fala a respeito d’A Vingança de Don Quixote: pontes entre o leitor e a leitura dos clássicos.

As inscrições podem ser feitas no Departamento de Programas e Projetos Especiais, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Uberaba, ou através do site www.uberaba.mg.gov.br/websemec/proler2007.htm, até o dia 13 de agosto. Outras informações: (34) 3318-0706 ou 3318-0762


Oficinas
Cada participante pode se inscrever-se em até três oficinas, em diferentes períodos, e os certificados de participação serão de 12h, 20h e 30h, conforme suas escolhas.

Imagem e multimídia: novos caminhos para conquistar leitores, com Luis Servo – ilustrador, quadrinista, designer e artista plástico, Coordenador de Projetos Pedagógicos na rede municipal de ensino de Uberaba. Formação de leitores através da manipulação de recursos imagéticos. Grafismo Infantil. História em quadrinhos. Charges, entre outros.

A narrativa como proposta metodológica de letramento, com Lia Scholze – Doutora em Educação, Professora de Metodologia de Ensino da Linguagem e Produção de Material Didático em Linguagem (IESB), Coordenadora da Linha Editorial e Publicações do Inep/MEC. Leitura e discussão de textos teóricos e atividades práticas de leitura e produção de autonarrativas (bio/grafia) para desenvolver a competência de leitura e escrita dos alunos. Produção de materiais didáticos para uso em sala de aula.

A Matemática e a Literatura: calcular, brincar e produzir textos, com Carlos Pravato – Graduado em Matemática, pós-graduado em Educação, contador de histórias, coordenador da Biblioteca do C. A João XXIII / UFJF e Coordenador Regional do PROLER de Juiz de Fora. O perfil do professor de matemática frente ao texto literário. Relação entre literatura e matemática. Interdisciplinaridade e transversalidade.

Broto de leitura, com Creuza Soares – Graduada em Pedagogia, professora de Educação Infantil, atua no berçário municipal de Marília/SP, há quatro anos. A leitura para crianças de 0 a 5 anos. Pré-leitura e Leitura Inicial. O lúdico na literatura infantil. Despertando nos bebês o gosto e o prazer pela leitura a partir da biblioteca de classe. Envolvimento da família.

Perdendo o medo de trabalhar com a poesia na escola, com Anna Claudia Ramos – Graduada em Letras, Mestre em Ciência da Literatura, escritora e ilustradora, Presidente da AEI-LIJ. O olhar poético. O estético e a produção de textos na escola. Mergulho no universo poético para brincar de ler, criar e descobrir coisas incríveis.

Machado de Assis: bruxarias literárias, com Luiz Antonio Aguiar – Mestre em Literatura Brasileira, tradutor, roteirista, escritor associado a AEI-LIJ. Leitura guiada de crônicas e contos de Machado de Assis. Elementos fundamentais dos truques narrativos na obra machadiana. Ler Machado de Assis pode ser divertido.

Leitura e releituras no contexto da arte e educação, com Eliana Fonseca – Graduada em Estudos Sociais e História, pós-graduada em Leitura e Produção de textos na Interdisciplinaridade e em Educação. Formação de leitores e incentivo à leitura através de uma prática interdisciplinar. A leitura e a releitura de textos literários, músicas, entre outros textos e sua relação ao contexto de História.

Educação ambiental transformadora: uma leitura necessária, com Cibele Resende – Graduada em Ciências Biológicas, pós-graduada em Educação Ambiental e em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Florestais, integrante do DEPPE/SME de Uberaba. A utilização de livros paradidáticos com ênfase à Educação Ambiental. Sensibilização para a leitura literária. Atividades de leitura para uma Educação Ambiental Transformadora.

Biblioteca escolar: o espelho da escola, com Iraídes Madeira – Graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Lingüística, professora de Língua e Literatura e orientadora educacional. A Biblioteca Escolar e sua importância no contexto social e cultural da comunidade. Formação do profissional atuante nesse espaço em pesquisa escolar, leitura e cultura.

A literatura infanto-juvenil e o imaginário popular brasileiro, com Fátima Miguez – Graduada em Letras, escritora, professora e pesquisadora de Literatura Infanto-Juvenil (UFRJ). A Educação pela Arte na prática leitora da sala de aula - o olhar estético do leitor. Literatura e Pintura - interativa criação. O diálogo da palavra com a imagem a partir das artes plásticas brasileiras do séc. XX. Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Lasar Segall e Anita Malfatti: leituras poéticas de referências no texto literário infantil e juvenil.

Primeiras leituras: a literatura infantil e juvenil é a estrela, com Benita Prieto – Pós-graduada em Literatura Infantil e Juvenil e em Leitura: Teoria e Prática, escritora, contadora de histórias do Grupo Morandubetá, coordenadora do Simpósio Internacional de Contadores de Histórias, debatedora do programa Sem Censura (TVE). Através de uma viagem pela Literatura Infantil e Juvenil, chegamos aos autores e suas obras utilizando o objeto-livro de maneira lúdica e prazerosa.

Compreensão e produção de textos, com Antônio Bernardes – Graduado em Letras, pós-graduado em Educação, professor Colégio Objetivo e da FAZU. A leitura e análise fisiológica da linguagem de textos literários; bem como, o processo de sua produção de leituras polifônicas e intertextuais.

A cultura afro na literatura brasileira, com Divane Silva – Graduada em Letras, pós-graduada em Cultura Afro e Administração Escolar, Secretária de Educação e Cultura de Veríssimo/MG. Apresentação da herança africana na formação da identidade brasileira. Leitura e compreensão de textos informativos e ficcionais de cultura afro em perspectiva interdisciplinar e pluralidade cultural.

O contador de histórias: um leitor em cena, com José Mauro Brant – ator, formado pela Faculdade da Cidade do Rio de Janeiro, cantor, contador de histórias e escritor. Percepção e reflexão por meio da prática de contar histórias. Seu instrumental: voz, gesto, corpo, leitura de mundo e o conhecimento dos caminhos fundamentados para exercer a arte de narrar histórias. A linguagem cênica e a sua relação com a promoção da leitura e da literatura.

Fotos adicionais: Anna Claudia Ramos e Fátima Miguez (Editora DCL), Luiz Antonio Aguiar (Editora Ática), Benita Prieto (Luneta 50) e José Mauro Brant (Biscoito Fino).

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