terça-feira, 31 de julho de 2007

Retorno de Ulisses

Paula Mastroberti abre seu diário de produção para os leitores-internautas que desejarem antecipar suas aventuras pelo Retorno de Ulisses, próximo título da série Reversão. Na galeria de heróis publicada pela editora Rocco, a autora apresenta releituras de obras catalogadas como clássicos da literatura universal, iniciadas com Heroísmo de Quixote, livro que recebeu o 2º prêmio do Jabuti 2006 de Melhor Livro Juvenil (destaque da Vitrine Literária - Dobras da Leitura 40). Na seqüencia, veio Angústia de Fausto. Agora, a obra em processo Retorno de Ulisses, com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano. Depois, virá Loucura de Hamlet. Entre fragmentos de textos e imagens, os leitores se verão diante do mar de referências da autora:
Dessa vez, resolvi não criar os personagens principais do livro a partir da minha imaginação, mas trabalhar em cima de pessoas de verdade, amigos e colaboradores. Utilizei fotografias (caseiras, na maioria), e reeditei o conteúdo delas. Também retratei pessoas que conheço. A idéia foi conceber o livro como um álbum de família repleto de anotações e interferências executadas pela mão de uma das personagens: Penélope. Em meio ao álbum, aparecem notas "escritas por ela", projetos de trabalhos a serem expostos (na minha reversão, Penélope é artista plástica), manchas de tinta, rasuras, etc. Ou seja, as ilustrações lhe pertencem, e as imagens acabam funcionando como uma narrativa visual na primeira pessoa.

Visite o diário de produção de Retorno de Ulisses.
*

Um comentário:

  1. Pois menino, estava fazendo uma pesquisa no Dobras para a Biblio da PUCRS (que vai comprar um monte de livros inf-juv e pediu lista aos pesquisadores - não é uma maravilha?) e me deparei com o teu recado. Valeu!!!! Superbeijo, Paula.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.