sexta-feira, 27 de julho de 2007

Beirute, Capital Mundial do Livro 2009

ABER - 21/07/2007 e PublishNews - 26/07/2007

Cidade libanesa é escolhida pela Unesco como reconhecimento pelos esforços de promoção do livro e leitura no país

O diretor geral da Unesco, Koïchiro Matsuura, anunciou a nomeação de Beirute como a "Capital Mundial do Livro para 2009", reconhecendo o engajamento da cidade no incentivo à leitura. A capital libanesa foi escolhida particularmente "por sua implicação em matéria de diversidade cultural, de diálogo e de tolerância, e também pela variedade e o caráter dinâmico de sua programação", afirmou a Unesco em um comunicado. Matsuura disse estar feliz por ver Beiture, "confrontada a desafios imensos em matéria de paz e coexistência pacífica ser reconhecida por seu engajamento em favor de um diálogo mais do que nunca necessário na região, no qual o livro pode contribuir ativamente", segundo o texto.

Beiture foi selecionada durante uma reunião na sede da Unesco, em Paris, no começo do mês, pelas três associações profissionais internacionais do mundo do livro: a União Internacional dos Editores (UIE), a Federação Internacional das Livrarias (IBF) e a Federação Internacional das Associações e Instituições dos Bibliotecários (IFLA). Desde 2001, a Unesco nomeia, a cada ano, uma capital mundial do livro.

Beirute é a nona cidade escolhida,
depois de
Madri (2001),
Alexandria (2002),
Nova Délhi (2003),
Antuérpia (2004),
Montreal (2005),
Torino (2006),
Bogotá (2007) e
Amsterdã (2008).

Essa iniciativa pretende mostrar "a colaboração entre os representantes dos principais atores do livro, assim como o engajamento das cidades para promover o livro e a leitura", explica a Unesco.

Fonte: AFP.

Fotos adicionais de Fares El Jammal, Downtown Beirut.
*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.